Enfermagem Florence

Aprender mais Rápido? Vou te ensinar como [Garantido]

Tempo de leitura: 8 minutos

Como Aprender mais Rápido

Quem não gostaria de saber como aprender mais rápido? Com mais facilidade e maior retenção do conteúdo? Saiba que isso é possível e eu vou te mostrar como.

Alguma vez você tentou aprender um conteúdo novo e simplesmente parecia ser impossível aprender ou você tinha que passar horas e mais horas estudando e mesmo assim as informações não pareciam muito claras?

E depois de algumas horas já tinha dificuldade de recordar o que havia estudado?

E provavelmente você já teve aquele colega que conseguia aprender mais rápido que todo mundo e que todos o chamavam de gênio ou de CDF e que sempre tinha as melhores notas da turma?

Como aprender mais rápido  - Aprender mais Rápido? Vou te ensinar como [Garantido]

Sabe qual é a diferença entre seu cérebro e o dele? Nenhuma, exatamente. Vocês possuem os mesmos recursos, a diferença e o método de estudo utilizado.

Eu decidi dar um presente a você que acompanham a nossa página e vou dividir com você as técnicas de aprendizado acelerado que uso em meus estudos!

Vou te contar um segredo! O problema não é e nunca foi com você e sim com o método de ensino usado nas instituições que não leva em consideração as nossas individualidades e as nossas preferências.

Eu tive essa mesma dificuldade no início dos meus estudos, mas eu sabia que se alguém era capaz de aprender mais rápido e com facilidade eu também seria capaz!

Vamos aprender mais rápido?

Então comecei a pesquisar e estudar sobre técnicas de estudos e aprendizado, sobre memorização, leitura dinâmica, hábitos, foco, PNL e tudo que de alguma forma pudesse me ajudar a aprender mais e melhor, com facilidade e retenção de conteúdo.

Depois de ler diversos livros, realizar inúmeros cursos e de aplicar diariamente essas técnicas tomei gosto por estudar e aprender, e agora quero dividir com você todo esse conhecimento.

Eu estou criando uma série de artigos que vou compartilhar com você técnicas e métodos de aprendizado acelerado extremamente poderosas.

Agora vou explicar algumas particularidades do nosso cérebro e as principais diferenças que temos na hora da aprendizagem e ainda te ensinar uma série de técnicas simples, mas altamente eficientes que os maiores gênios das mais diversas áreas utilizam para aprender e se tornarem Expert em sua área de atuação.

O que é aprendizado acelerado?

Mas, o que é aprendizado acelerado?

São técnicas que nos permitem assimilar as informações em um curto espaço de tempo, com menos esforço, e maior retenção.

As técnicas de aprendizagem acelerada são conhecidas há bastante tempo e são baseadas em pesquisas científicas.

Nós temos nossas particularidades e preferências sobre uma determinada forma de aprendizagem que nos convém melhor, então se você conhecer e utilizar as técnicas que correspondem à sua forma preferida de aprendizagem, você aprenderá mais rapidamente e com menor esforço e maior retenção.

Quociente de inteligência x Teoria das Inteligências Múltiplas

Antigamente se acreditava que alguém considerado inteligente era uma pessoa com um QI (Quociente de inteligência) alto e uma ótima memória, mas esse conceito está ultrapassado.

Hoje através das pesquisas e da teoria do psicólogo norte-americano Howard Gardner que depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, concluiu que o nosso cérebro possui oito tipos de inteligência.

Porém, a maioria de nós possui uma ou duas inteligências mais desenvolvidas.

Ou seja, isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com idiomas.

Então, vamos conhecer quais são as 8 tipos de inteligências.

Deixe nos comentários quais você tem maior afinidade e quais você acredita ter mais dificuldade. Vou deixar a minha resposta também!

As 8 tipos de inteligências

Inteligência Espacial

É a capacidade de pensar em três dimensões. Essa é a habilidade de perceber imagens externas, internas e transformá-las em informações gráficas.

Muito desenvolvida em pessoas que gostam de criar e tem facilidade de compreender mapas, plantas de casas, desenhos.

Exemplos: engenheiros, arquitetos, pilotos, escultores, pintores e marinheiros.

Inteligência Corporal

É a inteligência que utiliza o próprio corpo para demonstrar ideias e sentimentos, essa habilidade também inclui uso das mãos para criar objetos, ferramentas e artesanatos.

Pessoas com inteligência corporal desenvolvida possuem capacidades de equilíbrio, flexibilidade, velocidade e coordenação, assim como a habilidade cinestésica.
Exemplo: Artesãos, atletas, bailarinas e cirurgiões.

Inteligência Musical

A sensibilidade de perceber variações de notas, ritmo, tom e o timbre, assim como a habilidade de criar musicais e melodias.

Essa inteligência está ligada a pessoas que se sentem atraídas pela música, sons e melodias como por exemplo: Cantores, compositores, maestros e músicos.

Inteligência Linguística

Pessoas com essa inteligência desenvolvida se destaca pela facilidade de aprender idiomas e de utilizar a linguagem falada e escrita para se expressar de maneira efetiva.

Normalmente encontramos essa inteligência desenvolvidas em escritores, jornalistas, linguistas, palestrantes e poetas.

Inteligência Lógica

Inteligência utilizada para solucionar problemas de lógica e matemática, utilizando o raciocínio dedutivo, habilidade de compreender fórmulas e símbolos geralmente presente em cientistas, engenheiros, físicos, matemáticos e programadores.

Inteligência Interpessoal

Ligada às nossas habilidades sociais e de relacionamento, capacidade de sentir empatia e de conviver bem com outras pessoas.

Portanto pessoas com essa inteligência desenvolvida tem facilidade para conquistar amigos e de lidar com pessoas difíceis, uma vez que tem sensibilidade para compreender as expressões faciais, a voz, os gestos, a postura e sabe o que fazer ou dizer adequadamente em cada situação.

Exemplos: Políticos, professores, religiosos e vendedores.

Inteligência Intrapessoal

Relacionada a inteligência emocional, a reflexão e ao autoconhecimento, a capacidade de compreender e lidar com suas próprias emoções, tornando a pessoa autoconsciente de si mesma e de sua vida.

Habilidade presente em escritores, filósofos, psicólogos, sociólogos e teólogos

Inteligência Naturalista

Habilidade de observar, diferenciar, classificar e utilizar recursos naturais encontrados no meio ambiente.

Normalmente ligada a pessoas que gostam de conviver com plantas e animais. Exemplos: biólogos, ecologistas, moradores do campo, geólogos.

Tipos de aprendizados

Na hora de aprender também temos nossas particularidades e preferências. Algumas pessoas gostam de ler em voz alta, outras gosta de escrever ou passar a limpo os conteúdos visto em aula, outras preferem fazer resumos ou mapas mentais.

Então basicamente a maneira em que aprendemos melhor e uma mescla desses três tipos básicos de aprendizado:

Visuais

A pessoas com preferências visuais aprendem através da visão. Aprendem através de leitura de texto, imagens, gráficos, mapas mentais, diagramas e desenhos.

Quanto maior as informações visuais, melhor o seu aprendizado.

Dica 1: Resuma o conteúdo que deseja aprender utilizando mapas mentais, repletos de desenhos e combinações de cores e de traçados diferentes para estimular e organizar o fluxo de ideias e os conceitos aprendidos.

Dica 2: Assistir vídeo aulas onlines com recursos visuais como imagens, gráficos, fluxogramas e etc.

Dica 3: Use flashcards com imagens para te ajudar a lembrar de certas ideias ou conceitos.

Auditivos

se beneficiar lendo um texto em voz alta, ouvindo uma história gravada em áudio, ou participando de uma discussão.

Para o seu aluno auditivo você deve considerar usar histórias online com áudio gravado, audiobooks.

Pessoas com essa preferências aprendem melhor quando ouvem uma vídeo aula ou um podcast ou quando escutam música para estudar.

Normalmente preferem que alguém lhe explique o conteúdo ao invés de ler sobre o assunto.

Dica 4: Gravar as aulas para rever o conteúdo posteriormente ou complementar os estudos com vídeos disponíveis na internet.

Dica 5: Ouvir podcast sobre os assuntos que deseja aprender e sempre que possível repetir em voz alta para aumentar a retenção do conteúdo.

Cinestésicos

Cinestésicos aprendem melhor quando coloca a “mão na massa”. Tem uma maior aprendizado quando pode praticar e aplicar de forma prática. Esse tipo de aprendizagem exige prática e movimento.

É o tipo de pessoa que adora fazer amplas anotações e sempre que possível gosta de passar tudo a limpo ou de fazer resumos dos assuntos.

Dica 6: Quando estiver estudando ou fazendo suas anotações procure gesticular, se movimentar, coloque energia em suas ações.

Dica 7: Após fazer suas anotações faça um resumo do assunto simplificando o assunto e logo em seguida faça um mapa mental resumido repassando mais uma vez o conteúdo, porém dessa vez você estará usando um técnica diferente.

Todos nós podemos combinar dois ou mais estilos, normalmente havendo um predominante.

Conhecimento para aprender mais rápido

Conhecendo as melhores forma de aprendizado para cada um dos estilos você pode adaptar os seus estudos para ter maior proveito e rendimento.

Então, se esse assunto te interessou e você quer aprender de forma mais rápida e eficiente, se inscreva para receber em primeira mão as próximas publicações aonde vou te explicar passo a passo técnicas de aprendizado acelerado que vão te ajudar aprender qualquer coisa de forma incrivelmente rápida e definitiva!

Sair da versão mobile