Enfermagem Florence

Como se cadastrar no Linkedin

Tempo de leitura: 8 minutos

Como se cadastrar no Linkedin:  conheça sua importância

Esse conteúdo faz parte das aulas de Desenvolvimento Profissional, assim como:

Você sabe a importância de ter um perfil profissional no Linkedin?

linkedin 400850 960 720 - Como se cadastrar no Linkedin

Nesse artigo eu vou te ensinar como se cadastrar no Linkedin e criar um perfil otimizado que irá te ajudar a conseguir sua primeira colocação no mercado de trabalho ou uma melhor colocação com novos desafios para sua carreira.

O Linkedin é uma rede social voltada para área de negócios, utilizada por profissionais como meio de divulgar seu trabalho, formação e aptidões a fim de conseguir reconhecimento e novas oportunidades.

A plataforma permite aos usuários criar uma rede de relacionamentos que aumentam as possibilidades de networking. O Linkedin possui mais de 500 milhões de usuários e está presente em mais de 200 países.

Antes de iniciar a criação do perfil otimizado com um passo a passo, quero dar algumas dicas valiosas para que seu perfil atraia as melhores empresas e oportunidades de negócios.

Antes das dicas, deixe seu comentário logo abaixo sobre suas experiências com o mercado de trabalho e o que você acha da plataforma do Linkedin, como ferramenta de promoção profissional.

Aproveite para compartilhar esse artigo e ajudar mais pessoas a conquistarem uma melhor oportunidade que ofereça novos desafios e reconhecimento profissional. 

5 Dicas para melhorar seu perfil

Crie um resumo interessante

O resumo é o primeiro item que os recrutadores avaliam. O seu resumo deve ser claro e objetivo, colocando em evidência as suas principais qualidades, habilidades e conhecimentos profissionais.

Use a foto certa

Use uma foto que transmita seriedade e profissionalismo. Na foto você deve estar sozinho, vestido como se fosse ao trabalho ou a um processo seletivo, seja natural, sorria. Alguns estudos apontam que um perfil com foto tem até 21 vezes mais visualizações e recebe até 36 vezes mais mensagens.

Seja seletivo em suas conexões

Seu perfil é exclusivamente para fins profissionais, então, fique atento na hora de selecionar suas conexões. Lembre-se que o intuito de fazer networking é gerar novas oportunidades de negócio como também para o desenvolvimento da sua carreira, por isso, escolha as pessoas certas de forma que ambos obtenham esses benefícios.

Opte por fazer conexões com profissionais que representam empresas da sua área de atuação ou ramo que deseja atuar.

Adicione atividades extras

Suas experiências fora do mercado profissional podem enriquecer seu perfil, sendo um grande diferencial. Adicione publicações acadêmicas, participações em seminários, simpósios ou trabalho voluntario.

Seja proativo

Participe de grupos da sua área de interesse, escreva artigos sobre assuntos que você domina, gerando conteúdo que possa agregar valor à sua rede. Isso possibilita maior engajamento e destaque, trazendo novas conexões e facilitando que os recrutadores conheçam melhor o seu trabalho.

O resultado dessa atitude gera mais conexões e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como se cadastrar no Linkedin e criar seu perfil

Vamos começar a  se cadastrar no Linkedin  e criar o seu perfil, acesse o site ou clique no link: https://br.linkedin.com/

Preencha os campos a seguir:

1. Seu nome, sobrenome, e-mail ou telefone e escolha uma senha;

2. País, CEP (opcional);

3. O seu cargo e a empresa mais recente e selecione o setor/ área de atuação da empresa;

4. Selecione qual das alternativas lhe interessa;

5. Caso seu objetivo seja encontrar uma colocação no mercado de trabalho, pode optar pela primeira alternativa;

6. Se já está atuando em sua área, porém gostaria de fazer networking ou buscar uma melhor colocação, pode optar pela segunda, terceira ou quarta opção;

7. Você irá receber um e-mail com um código de verificação, o mesmo deve ser inserido no campo indicado;

8. Em seguida o Linkedin vai sugerir uma lista de pessoas que possivelmente você conheça para adicionar na sua rede;

9. Você pode selecionar as pessoas que deseja adicionar ou pular essa etapa;

10. Adicione uma foto no seu perfil seguindo nossa dica: “use a foto certa”;

11. Após você deve selecionar os tópicos que lhe interessam;

12. O Linkedin vai solicitar um número de telefone para lhe enviar um link para fazer o download do aplicativo, mas caso queira, você pode pular essa etapa clicando em avançar.

Adicionando experiências profissionais, formação e conquistas

Experiências Profissionais

Agora concluímos a etapa de cadastrar no Linkedin o seu perfil, vamos começar a adicionar suas experiências de trabalho.

  1. Clique em visualizar perfil, Adicionar seção no perfil e depois em experiências de trabalho;

2. Preencha todos os campos, cargo (função registrada em carteira de trabalho), empresa, localidade, mês e ano que iniciou e o mês e ano que saiu da empresa;

3. Caso esse seja o seu emprego atual marque a opção “ trabalho aqui atualmente”;

4. Um ponto muito importante e a descrição da atividade que exercia na empresa, pois a partir dela os recrutadores podem avaliar suas competências;

5. Para adicionar outras experiências de trabalho, basta repetir os itens anteriores.

Formação Acadêmica

Agora vamos adicionar sua formação acadêmica, clique em “ Adicionar seção do perfil” depois em “formação acadêmica”.

1. Preencha todos os campos, instituição de ensino, formação (titulo), área de estudo, nota, atividades e grupos (caso tenha participado de algum grupo ou projeto de pesquisa), ano de início e término (caso ainda esteja cursando, coloque a data prevista para concluir), descrição (coloque uma breve descrição de quais as atribuições e capacitações essa formação está proporcionando);

2. Para adicionar mais formações acadêmicas, repita o item anterior;

3. Adicione por ordem de relevância, colocando apenas as mais significativas.

Trabalhos Voluntários

Caso tenha participado de algum trabalho voluntário, basta clicar em “adicionar seção do perfil” e depois em trabalho voluntário;

1. Preencha todos os campos, organização (A instituição na qual ou pela qual realizou o trabalho voluntário), função (Que trabalho você realizou), causa, data de início e término;

2. Caso ainda esteja realizando voluntariado nessa instituição, marque a opção “trabalho como voluntário aqui agora”;

3. Na descrição, indique qual foi atividade exercida e qual a contribuição você deu, qual foi o resultado do seu trabalho;

4. Salvar;

5. Caso tenha realizado voluntariado em mais de uma instituição, para adicionar, repita os itens anteriores;

6. Caso não tenha realizado serviço voluntário, recomendo fortemente que faça, pois, o aprendizado social com esse tipo de atividade e incrível, além da satisfação de ajudar uma causa pela qual se identifica.

Competências

Vamos adicionar suas competências, elas seriam atividades ou habilidades que você tem certa facilidade e muitas vezes é reconhecido por elas, como por exemplo: montar apresentações no PowerPoint, falar em público, correção ortográfica, trabalho em equipe, liderança, usar algum equipamento ou ferramenta em específico, etc.

1. Você pode adicionar suas competências ou solicitar para membros da sua rede que conheçam o seu trabalho indicar quais são suas competências;

2. Para adicionar suas competências clique em “Adicionar seção do perfil” e depois em “ competências”. O próprio Linkedin vai fazer algumas sugestões com base no seu perfil;

3. Clique em Publicar.

Conquistas

Agora vamos adicionar suas conquistas. Nesse item você pode adicionar suas certificações recebidas em treinamentos, publicações, projetos que tenha atuado durante sua formação ou no seu ambiente de trabalho.

Caso conheça outros idiomas, você pode adicionar e selecionar em qual nível de proficiência se encontra.

1. Para adicionar uma conquista, basta clicar em “Adicionar seção do perfil”, “conquistas” e depois sobre a conquista que deseja adicionar.

2. Preencha todos os campos de acordo com sua conquista;

3. Clique em salvar.

Parabéns! Seu perfil no Linkedin está pronto, concluimos as duas etapas, se cadastrar no Linkedin e adicionar suas experiências e formação, agora é com você, siga nossas dicas iniciais e comece a formar sua rede de contatos fazendo conexões com profissionais, gestores, recrutadores e empresas de sua área de interesse.

Seja proativo, participe de grupos, siga alguns dos principais influencers do seu ramo de atuação. Aproveite seu perfil para mostrar seu trabalho.

 

A Enfermagem Florence está no Linkedin, aproveite para nos seguir e venha fazer parte da minha rede de contatos profissionais!

Sair da versão mobile