Ícone do site Enfermagem Florence

Lidando com pessoas difíceis

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe como lidar com pessoas difíceis?

Em seu ambiente de trabalho, provavelmente você já teve alguma divergência com algum colega  intolerante, superior autoritário, paciente impaciente ou aquele familiar exagerado, não é mesmo?

Vamos entender como lidar com pessoas difíceis, identificando os seus comportamentos e motivações.

E no final, como obter o melhor resultado aprimorando nossa habilidade de comunicação para lidar com situações adversas e nos tornarmos profissionais de Excelência na Enfermagem.

Os comportamentos indesejáveis das pessoas difíceis

Quais são os tipos de pessoas mais difíceis de se lidar?

Se cada um fosse responder essa pergunta, poderíamos obter uma lista considerável, porém notaremos que algumas características se sobressairiam e fariam parte da maioria das respostas.

Vamos caracterizar os 3 tipos de pessoas mais difíceis de se lidar com base no seu comportamento:

  1. Pessoas agressivas, rudes, escandalosas, muito intensas que não medem esforços para chegar em seus objetivos. Não aceita ninguém em seu caminho;
  2. Dissimulado, vingativo que talvez tenha algum ressentimento de você e ao invés de expor abertamente prefere agir por meios de intrigas e comentários maldosos, para tentar te atingir quando você menos esperar;
  3. Tem acessos de raiva exagerados, desproporcionais aos fatos e lançam sua ira contra todos que estão ao seu redor, não poupam ninguém em seu ataque. 

Cada um de nós reage de maneira diferente em cada circunstância, porém temos momentos difíceis  e por isso saber reconhecer certos padrões nos ajudará a sermos pessoas mais tolerantes e com melhores habilidades de comunicação.

Você conhece alguém no seu meio profissional, acadêmico ou familiar com algum dos perfis citados acima?

Vamos entender melhor quais são as motivações que normalmente levam as pessoas a terem esses comportamentos.

Algumas motivações que levam a um comportamento difícil

Em algumas situações no trabalho, meio acadêmico ou em família precisamos que uma determinada tarefa seja realizada e nos focamos nessa atividade de tal modo que ignoramos o que está acontecendo ao nosso redor e sem perceber temos atitudes insensíveis, autoritárias e até mesmo agressivas.

O que leva as pessoas a terem esse comportamento é o anseio de concluir a tarefa, e quando isso não ocorre ela tende a se comportar de forma rude e controladora.

Algumas pessoas apresentam alguma dificuldade para lidar com críticas e comentários, levando tudo para o lado pessoal e acabam se sentindo ofendidas, tornando um simples comentário em um acesso de raiva desproporcional ou em ataques pessoais por meio de intrigas ou comentários maldosos.

A motivação para tal comportamento é o anseio de ser visto, ouvido e reconhecido

Como lidar com pessoas difíceis com tendência agressiva

O comportamento agressivo normalmente tem objetivo de colocá-lo de volta no caminho que ela deseja ou eliminar o obstáculo que você representa.

Nessa situação você deve impor respeito, uma vez que ela não ataca quem ela respeita.

Mantenha-se firme e espere até que o ataque cesse e então diga o que você fará em relação ao assunto e faça o que anunciou.

Caso o ataque não cesse, será necessário interromper,  e repetindo continuamente o nome da pessoa para ter a sua atenção, mantenha a postura firme, a voz calma e segura, seja objetivo e direcione a tensão para o problema em questão, demonstrando interesse em ajudar a resolver.

Como lidar com pessoas difíceis com atitudes dissimuladas

Geralmente essas pessoas agem de forma dissimulada, agindo escondida, tentando não chamar a sua atenção, nesse caso elas devem ter seu comportamento exposto.

Isso pode ser feito direcionando questionamentos objetivos em relação aos comentários que ela possa estar fazendo ao seu respeito.

Mantenha uma postura firme com seriedade, sem levar a questão para o lado pessoal, busque entender as reclamações e ajudar.

Escute com atenção, pois pode ter acontecido um mal entendido que gerou um ressentimento motivando essa reação.

Como lidar com pessoas difíceis com comportamento explosivo

Quando alguém busca ser visto, ouvido  e reconhecido e não alcança esse objetivo, ela se frustra, podendo perder o controle emocional e passar a ter atitudes desproporcionais.

Sua única intenção é chamar atenção e obter reconhecimento.

Para lidar com esse comportamento você precisa conquistar a atenção dessa pessoa, chamando ela pelo nome em um tom firme, peça que ela diga de que forma você pode ajudar, demonstre que está interessado, ouça o que ela tem a dizer, seja solidário e busque entender o real motivo do descontrole.

Lembre-se: em muitos casos não existem motivos, ela está em busca apenas de reconhecimento e atenção.

“Ainda que não possa mudar as pessoas difíceis, você pode incentivá-las a mudar a si próprias. É uma questão de saber como lidar com elas quando se comportam mal.”  Livro: Aprendendo a Lidar com Pessoa Difíceis.

Conclusão

Em nosso dia a dia lidamos diretamente com pessoas e vamos nos deparando com todo tipo de situação, onde para termos o melhor resultado em nossa comunicação devemos estar preparados, por isso recomendo a leitura do livro ” Aprendendo a Lidar com Pessoas Difíceis” do Dr. Rick Brinkman e Dr. Rick Kirschner.

Não existe uma receita pronta, devemos avaliar cada situação e tentar identificar o que motivou tal comportamento e qual a intenção por trás dele.

Essa avaliação é crucial para traçarmos uma estratégia de comunicação que nos permita lidar de forma eficaz com cada circunstância.

Você já passou por alguma situação onde teve que lidar com alguma pessoa difícil?

 

Compartilhe com a gente nos comentários como foi sua experiência e como lidou com os acontecimentos. 

Se você gosta de compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas durante a formação e carreira, venha fazer parte do nosso grupo Mastermind Enfermagem Florence.

Sair da versão mobile