Enfermagem Florence

Quais São Os Exames De Saúde Da Mulher? 

Tempo de leitura: 6 minutos

Quais São Os Exames De Saúde Da Mulher? 

As mulheres correspondem a mais de 50% da população brasileira. São mães, trabalhadoras e possuem maior expectativa de vida do que os homens. 

No entanto, existem algumas doenças que ainda afetam muito as mulheres e, dessa forma, alguns exames devem fazer parte da rotina da vida das mulheres. 

Para melhor entender quais são esses exames e suas importâncias, vamos dividir os exames de saúde da mulher conforme sua faixa etária e frequência: exames anuais, exames a partir da adolescência, exames durante a gravidez, exames a partir dos 30 e dos 40 anos de idade, confira! 

Exames Anuais 

Exames De Saúde - Quais São Os Exames De Saúde Da Mulher? 

Esses exames devem fazer parte de uma rotina de saúde, ou seja, anualmente devem ser realizados não só como pesquisa de doenças, mas também para observar se há uma elevação de algum marcador, necessitando mudanças no estilo de vida. 

1 – Glicemia em jejum 

Um dos exames mais importantes pode indicar diabetes. Esse é um exame que deve ser realizado anualmente, inclusive com base de comparação aos anos anteriores, pois pode indicar início de resistência insulínica e assim, diabetes tipos 2 em mulheres adultas. 

2 – Hemograma 

Indica a quantidade e morfologia de células do sangue, como hemácias e leucócitos, bem como também pode indicar a presença de alguma alergia e problemas como anemia. 

Além disso, pode levantar algum indício da presença de alguns tipos de câncer. 

3 – Colesterol e triglicérides 

Embora muitas pessoas achem que só o colesterol importa para risco de doença cardíaca, estudos mostram que os triglicérides estão altamente associados ao maior risco de infarto. 

O colesterol pode ser subdividido em alguns tipos, como HDL, considerado o bom colesterol, cujo ideal é mantê-lo em taxas mais altas, uma vez que isso fornece proteção cardiológica e LDL, considerado o mau colesterol, sobretudo o denso de partículas pequenas. 

O colesterol total é a soma de todos os tipos de colesterol e embora por muito tempo tenha se achado que manter níveis baixíssimos de colesterol era o ideal, hoje já se sabe que o importante é ter taxas boas para proteção cardíaca, sobretudo com HDL alto. 

Altas taxas de triglicérides estão ligadas a maior consumo de carboidratos. 

4 – TGO e TGP 

São taxas que indicam o bom funcionamento do fígado e podem estar alteradas em paciente com problemas hepáticos. 

5 – Creatinina e ureia 

São dois exames que indicam a função renal. 

Diversas doenças podem afetar as taxas de creatinina e ureia, portanto, estar atendo a esses níveis é muito importante. 

6 – Hormônios da tireoide 

Hormônios como TSH, T3 e T4 devem estar em bons níveis nas mulheres. Caso contrário, podem indicar doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. 

Exames A Partir Da Adolescência 

Com a vinda da primeira menstruação e início da vida sexual, alguns exames são importantes em relação ao aparelho ginecológico da mulher. 

1 – Exame das mamas 

Pode ser solicitado um ultrassom das mamas, que pode indicar a presença de algum cisto ou fibroadenoma, que são bem comuns no início da adolescência e podem até causar preocupação, mas são lesões benignas. 

2 – Exame pélvico 

O ginecologista pode examinar a pelve não só por exame físico como também um ultrassom da região, podendo ser um ultrassom pélvico ou transvaginal. 

3 – Papanicolau 

Esse é um dos exames mais frequentes para as mulheres, devendo ser realizado anualmente. 

Nesse exame são colhidas células do colo do útero, que são analisadas em microscópio e classificadas, conforme seu estado.

Resultados normais são tipo I e II, mas resultados tipo III ou IV devem ser fator de preocupação. 

Exames Durante A Gravidez 

Durante o período gestacional, alguns exames são fundamentais não só para perceber como anda a saúde do bebê, mas também para acompanhar a saúde da gestante. 

1 – Exames de sangue 

Exames como de glicose, urina, tipagem sanguínea (para saber o tipo de sangue e fator RH), rubéola, toxoplasmose, bem como sorologia (hepatite, HIV, sífilis) e citomegalovírus são mandatórios. 

2 – Ultrassom 

Dependendo da saúde da gestante, exames de ultrassom são constantemente solicitados, para verificar a saúde do bebê, posição da placenta, produção de líquido amniótico, dentre outros, mas também se não há nenhum problema na região pélvica da gestante. 

Exames Depois Dos 30 e 40 Anos De Idade 

Com a vinda da idade adulta, é importante que as mulheres façam não só os exames de rotina já citados anteriormente, como os exames a serem solicitados a partir dessa idade. 

1 – Mamografia 

Com intuito de prevenção do câncer de mama, ainda é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. 

No Brasil, é recomendado rastreamento para câncer de mama a partir dos 40 anos de idade. 

2 – Eletrocardiograma 

Exame no qual é possível verificar os batimentos cardíacos tanto em repouso quanto durante atividade física (em uma esteira ou bicicleta ergométrica, por exemplo). 

Para prevenção de doenças cardíacas, esse tipo de exame é muito importante e deve ser realizado inclusive em praticantes de atividade física, pois pode detectar a presença de arritmias. 

3 – Densitometria óssea 

Exame indicado a partir dos 50, indica o percentual de calcificação nos ossos

Como a osteoporose é bastante comum em mulheres nessa idade, que iniciaram a menopausa, o exame de densitometria óssea é indicado para descobrir essa patologia, como também indicar a necessidade de tratamento. 

4 – Presença de sangue oculto nas fezes 

Esse é um exame que pode indicar problemas como câncer do intestino. Um dos primeiros sinais desse tipo de patologia é a presença de sangue nas fezes, mas que não pode ser visto a olho nu, portanto, o material fica armazenado e são feitos testes em laboratório para descobrir se há sangue nas fezes. 

Caso o resultado seja positivo, outros exames são solicitados. 

5 – Colonoscopia 

Um exame no qual a mulher, sob sedação, é submetida a análise visual do intestino, por meio de uma câmera, para buscar lesões como pólipos intestinais, que são lesões consideradas precursoras de câncer de intestino. 

Embora o câncer de intestino esteja mais ligado ao sexo masculino, após determinada idade, é importante que a mulher também realize esse exame. 

Quando o resultado é positivo, pode-se dar um intervalo de 5 anos entre uma colonoscopia e outra. 

Caso haja a presença de algum pólipo, ele pode ser retirado durante o próprio exame de colonoscopia. 

Conclusão 

A saúde da mulher é muito importante e uma série de exames podem ser realizados para detectar alguma doença em seu estágio inicial, no qual a chance de cura é bem maior. 

A prevenção é sempre o melhor remédio, portanto, fazer os exames nos períodos adequados para a mulher, significa que ela está cuidando bem dela mesma. 

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Sair da versão mobile