Enfermagem Florence

Quais são os Tipos Sanguíneos

Tempo de leitura: 7 minutos

Quais são os Tipos Sanguíneos, Sistema ABO, Fator Rh? 

O sangue é uma composição importantíssima no organismo, pois possui diversas funções, entre elas levar o oxigênio às células do corpo, transporte de nutrientes e remoção de produtos nocivos ao organismo. 

Muitas pessoas passam a vida toda e não sabem que existem tipos sanguíneos, sem saber qual é o tipo sanguíneo que possui. Essa é uma informação importante que toda pessoa deve saber, pois pode ajudar em transfusões sanguíneas e doações de sangue. 

Tipo sanguíneo é o nome dado ao agrupamento sanguíneo do ser humano, que permite classificar o sangue em quatro tipos: A, B, AB e O. Isso é denominado sistema ABO. 

O sistema ABO é utilizado mundialmente e é único de cada pessoa. O que determina o tipo sanguíneo que uma pessoa terá são os tipos sanguíneos que os pais daquele ser humano possui. 

Além disso, há um fator, denominado fator Rh que acompanha essa classificação. O fator é Rh pode ser positivo ou negativo. Portanto, quando vamos falar do tipo sanguíneo falamos da letra (ou conjunto de letras) que o classifica, bem como o fator. Por exemplo, sangue A+. 

Mas o que são esses tipos sanguíneos? E como eles se relacionam em termos de doação de sangue? O fator Rh interfere? Confira! 

Como Foi Descoberto O Sistema ABO?

Tipos Sanguíneos - Quais são os Tipos Sanguíneos

O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, por um pesquisador austríaco denominado Karl Landsteiner que, inclusive, devido a essa descoberta, ganhou o prêmio Nobel anos depois. 

Na época, antes dessa descoberta, muitas pessoas morriam em consequência de transfusões de sangue. 

Em sua descoberta, Karl Landsteiner descobriu que o sangue sofria aglutinação em virtude da presença de determinados antígenos presentes na membrana das hemácias, que são células sanguíneas. Esses antígenos ficaram conhecidos como aglutinogênios A e B. 

As substâncias aglutinadoras, os anticorpos encontrados no plasma, ficaram conhecidos como aglutininas anti-A e anti-B. 

O pesquisador Karl Landsteiner e sua equipe também verificaram a existência de um tipo de sangue no qual as hemácias não apresentavam nenhum antígeno, que recebeu o nome de “zero”, que acabou sendo conhecido como sangue tipo O, devido a sua grafia. 

Como Foi Descoberto O Fator Rh?

Karl Landsteiner também descobriu, graças a um gênero de macaco, o macaco Rhesus, que alguns tipos de sangue não possuem um anticorpo, denominado fator Rh.

Por outro lado, outros tipos possuíam esse anticorpo. 

Dessa forma, o sangue que apresentava aglutinação pelo anticorpo Rh ficou conhecido com sangue Rh positivo (Rh +).

E o sangue que não apresentava aglutinação de hemácias pelo anticorpo Rh recebeu a denominação Rh negativo (Rh -). 

Quando ocorriam transfusões de sangue malsucedidas, os tipos sanguíneos não eram compatíveis.

Com isso, as hemácias doadas possuíam anticorpos para combater os antígenos que o indivíduo que recebia aquele sangue possuía em suas hemácias. 

A pessoa acabava morrendo após uma transfusão malsucedida.

Portanto, as descobertas do sistema ABO e do fator RH foram um marco na medicina.  

Tipos De Sangue Conforme o Sistema ABO 

Existem quatro tipos de sangue conforme o sistema ABO. Esse sistema leva em conta a presença de antígenos e anticorpos nas membranas das hemácias. 

Então, quando falamos sobre sistema ABO, é comum utilizarmos os termos aglutininas para mencionar os anticorpos e aglutinógenos para os antígenos. 

1 – Sangue Tipo A 

Possui antígeno A e anticorpos anti-B. 

2 – Sangue Tipo B 

Possui antígeno B e anticorpos anti-A. 

3 – Sangue Tipo AB 

Possui antígenos A e B. Não possui anticorpo anti-A nem anti-B. 

4 – Sangue Tipo O 

Não possui nenhum antígeno. Possui anticorpos anti-A e anti-B. 

O Sistema ABO, Fator RH E A Doação De Sangue: Quem Pode Doar Para Quem? 

Você já deve ter percebido que nem todos os tipos sanguíneos podem ser doados para todos.

Conforme já explicado, isso se deve a presença dos antígenos e dos anticorpos nas hemácias. 

Tipo De Sangue  Para Quem Pode Doar  De Quem Pode Receber 
A+ A+, AB+ A+, A-
A- A+, A-, AB+, AB- A-, O –
B+ B+, AB+ B+, B-, O+, O –
B- B+, B-, AB+, AB- B-, O-
AB+ AB+ A+,B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos) – receptor universal
AB- AB+, AB- A-, B-, O- e AB- 
O+ A+, B+, O+ e AB+  O+ e O- 
O- A+,B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos) – doador universal O-

Existe um sangue raríssimo, denominado sangue dourado, que é um sangue existente em somente 43 pessoas no mundo, o qual é sangue do tipo O, sem nenhum outro antígeno presente. 

O Que É A Determinação Sanguínea? 

A determinação sanguínea, ou seja, o tipo de sangue que você tem conforme o sistema ABO e o fator Rh é determinado pela genética, conforme o tipo de sangue que seus pais possuem e não se muda. 

Isso é determinado conforme dois alelos (segmentos de DNA): um é herdado do pai e outro da mãe, com a possibilidade de um deles ser dominante e o outro recessivo.

De uma maneira simples, a determinação sanguínea sempre terá dois alelos.

Por exemplo, se você tem sangue A e tem filhos com alguém de sangue AB, poderá ter filhos com sangue A, B ou AB. Mas nunca poderá ter filhos com sangue tipo O. 

Por outro lado, alguém com sangue tipo A, ao ter filho com alguém com sangue tipo B, poderá ter filhos com sangue tipo A, B, AB e O, uma vez que o sangue tipo O é a junção de dois alelos recessivos (os quais podem estar presentes em pessoas com sangue tipo A, B, mas nunca AB). 

Eritroblastose Fetal 

Essa é uma condição que ocorre quando a mãe, portadora de sangue Rh – tem um segundo filho com alguém Rh+. 

Na primeira gestação, ela foi apenas sensibilizada. Já na segunda, se nada for feito, produzirá anticorpos contra o feto. 

Uma vez que, o sangue da mãe entra inevitavelmente em contato com o sangue do feto e, a partir disso, começa a produzir anticorpos contra os antígenos presentes nas hemácias do Rh+, ou seja, a mãe produzirá anticorpos contra o feto.

Portanto, sempre em gestação, o médico pede a avaliação do tipo sanguíneo da mãe e do pai, para verificar a possibilidade dessa situação acontecer. 

Então, caso a mulher esteja gestando seu primeiro filho com Rh incompatível, é necessário tomar uma injeção de gamaglobulina anti-Rh, também chamada de anti-D, nas primeiras 72 horas após o parto.

Uma vez que isso evita que um segundo bebê Rh+ tenha suas hemácias destruídas pelos anticorpos da mãe.

Essa injeção destruirá as células do bebê que permaneceram no organismo da mãe antes que ela seja sensibilizada. Por isso a importância do pré-natal. 

Conclusão 

Saber o tipo sanguíneo em relação ao sistema ABO e fator Rh é extremamente importante, bem como a doação de sangue. 

Então, Caso você não saiba qual é o seu tipo sanguíneo, procure fazer um exame para descobrir. 

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Sair da versão mobile