Enfermagem Florence

Sistema Esquelético

Tempo de leitura: 4 minutos

O corpo humano é formado por 206 ossos que compõe sua formação. Os ossos são estruturas que possuem diferentes formatos e funções, conforme sua localização. Dessa forma, é importante saber os principais ossos que compõe o corpo humano.

Função dos ossos

Sistema Esqueletico - Sistema Esquelético

Os ossos possuem diversas funções no organismo.

Eles não só possibilitam atividades como o caminhar, correr, ou ficar de pé, como também protegem os órgãos e são responsáveis pela produção de importantes células do sangue.

Além disso, são responsáveis por armazenar o cálcio e fósforo no organismo.

Como são formados os ossos?

Embora muitos acreditam que os ossos são estruturas inertes, o tecido ósseo é formado por uma matriz óssea mineralizada.

Esse tecido é formado por células denominadas osteoblastos, osteoclastos e osteócitos, cada uma com uma função específica ligada ou ao crescimento ósseo, ou à sua reparação.

A síntese da matriz óssea é responsabilidade dos osteoblastos, já os osteoclastos estão relacionados à reabsorção óssea. E por último, os osteócitos estão relacionados à manutenção da matriz óssea e sua reabsorção.

Classificação dos ossos

De acordo com seu tamanho e disposição, podemos classificar os ossos em diferentes grupos:

Classificação do esqueleto

O esqueleto humano pode ser dividido em dois: axial e apendicular.

Esqueleto axial

Olhando o esqueleto de frente, podemos ver claramente os ossos que formam o chamado esqueleto axial, que são os ossos do crânio, vértebras, costelas, osso hioide e esterno.

1 – Crânio

Os ossos do crânio tem como função proteger as estruturas do encéfalo. Ao final do crânio, em sua região occipital, há a conexão com a medula espinhal. Existem 28 ossos no crânio humano, sendo quase todos imóveis, com exceção da mandíbula.

2 – Vértebras

Sua principal função é a proteção da medula espinhal, totalizando 33 vértebras.

3 – Costelas

São 12 pares que formam a caixa torácica, cujo objetivo é proteger os órgãos da região (pulmão e coração, principalmente).

De fato, os 7 pares superiores das costelas são chamadas de costelas verdadeiras, uma vez que articulam-se com o esterno. Já os três pares subsequentes articulam-se com o esterno indiretamente e são chamados falsas costelas.

Por último, a décima primeira e décima segunda costela são chamadas de costelas flutuantes e não se articulam com o esterno.

4 – Esterno

Osso localizado no centro do tórax. É importante saber sua localização, justamente para massagens cardiorrespiratórias.

5 – Hioide

Osso localizado entre a mandíbula e a laringe.

Esqueleto apendicular

É formado pelos membros e pelas cinturas escapular e pélvica.

1 – Membros superiores e inferiores

Braços e pernas são compostos por ossos longos, com articulações que resultam nos movimentos possíveis desses membros.

No caso da perna, o maior osso do organismo é o fêmur, localizado na coxa. A seguir, temos tíbia e fíbula, que formam a canela. E por último, os ossos do pé e dos dedos do pé, tarso, metatarso e falanges.

Já os braços são formados por úmero, em seguida ulna e rádio, que formam o antebraço. O punho e mãos são formados por carpo e metacarpos, com conexões com as falanges, que formam os dedos das mãos.

2 – Cintura escapular

Formada pela escápula e clavícula, que unem os membros superiores ao tórax.

3 – Cintura pélvica

Une os membros inferiores ao tórax, graças ao osso do quadril, bem como ao sacro.

Vale citar que a articulação do quadril, com a cabeça do fêmur no acetábulo, bem como a articulação do joelho, com a patela e do ombro, são complexas articulações sinoviais, que permitem o movimento dos membros.

Conclusão

Os ossos são parte integrante do organismo humano, com funções bem específicas e que agem na movimentação do corpo.

É importante saber sua formação, bem como os ossos mais importantes que compõe o corpo humano.

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Sair da versão mobile