Tempo de leitura: 4 minutos
Índice
O que é a vitamina A?
A vitamina A, também chamada de retinol, é um nutriente essencial para a saúde humana.
Assim como as demais vitaminas, a vitamina A não é produzida pelo nosso organismo. Portanto, deve vir de fontes externas, como os alimentos.
Onde encontramos a vitamina A nos alimentos?
Os alimentos nos quais encontramos vitamina A são:
- Leite integral;
- Fígado;
- Gema de ovo;
- Queijo amarelo;
- Vegetais amarelos, como cenoura e abóbora;
- Vegetais com folhas escuras como espinafre brócolis e couve;
- Frutas como manga, caju, goiaba, mamão, caqui e pequi.
Para que serve a vitamina A no nosso organismo?
As duas funções principais da vitamina A são, primeiramente, garantir a saúde visual e segundo, atuar na renovação das células epiteliais.
Além disso, ela também é um potente antioxidante, atuando, portanto, na proteção da imunidade e da saúde da pele.
No caso da visão, a vitamina A garante a boa lubrificação dos olhos, bem como a qualidade visual. Inclusive, a deficiência desse nutriente está diretamente ligado ao desenvolvimento de cegueira parcial e até total em casos extremos.
Consequências de deficiência de vitamina A no organismo humano
Todas as vitaminas possuem uma quantidade ideal a ser ingerida pelo ser humano.
Dessa forma, os processos metabólicos nos quais as vitaminas participam ocorrem de maneira saudável.
Porém, em alguns casos, a quantidade ingerida de algumas vitaminas é insuficiente, devido à má alimentação principalmente.
De fato, o epitélio mais atingido pela deficiência da vitamina A é o epitélio do revestimento ocular. Assim, quando a ingestão de vitamina A é insuficiente, pode-se ter um quadro de deficiência de vitamina A levando à xeroftalmia.
No caso de crianças, a forma mais precoce de xeroftalmia causada pela hipovitaminose A (baixa quantidade de vitamina) é a cegueira noturna. Nesse quadro, a criança não consegue boa acuidade visual em ambientes pouco iluminados.
Se não revertido o processo, a córnea também pode ser afetada e o quadro pode evoluir para a cegueira irreversível.
Além disso, a vitamina A, por atuar na imunidade, quando ingerida em quantidade insuficiente, pode levar o organismo a repetidas infecções, caracterizando baixa imunidade.
Doses diárias recomendadas
No que se refere à ingestão diária de vitamina A, a dose diária recomendada varia conforme a fase de vida do indivíduo.
Portanto, não há uma quantidade rígida igual para todos, pois a quantidade depende muito da idade da pessoa e de suas necessidades nutricionais.
Para bebês, a quantidade ideal varia de 400 mcg a 500 mcg por dia.
Já crianças, de 1 a 8 anos, devem ingerir de 300 mcg a 400 mcg por dia, de 9 a 13 anos, 600 mcg e adolescentes acima de 14 anos, de 700 mcg a 900 mcg.
Gestantes e lactantes têm necessidades diárias de vitamina A maiores e devem ingerir, respectivamente 750 mcg e 1200 mcg diariamente.
Suplementação de vitamina A
Por não ser produzida pelo organismo, vindo exclusivamente da alimentação, algumas pessoas podem ter a necessidade de suplementação de vitamina A.
No entanto, para isso, é necessária a avaliação médica, para ser calculada a dose ideal de suplementação diária desse nutriente.
Em suplementos multivitamínicos, a quantidade de vitamina A padrão é de cerca de 400 mcg. Mas suplementações maiores, a concentração pode ser mais elevada.
Como consumir a quantidade ideal de vitamina A diariamente?
Para se ter a quantidade ideal de vitamina A ingerida diariamente, é necessária uma alimentação equilibrada e variada. De fato, os alimentos são as grandes fontes de vitamina A para o organismo.
As principais fontes de vitamina nos alimentos são as vísceras, leite e queijo, bem como frutas e legumes de coloração amarela-alaranjada, bem como verduras verde-escuras.
Com uma alimentação equilibrada e variada, não há necessidade de suplementação, exceto no caso das gestantes.
E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.