Ícone do site Enfermagem Florence

Vitamina K: Saiba Tudo Sobre Ela

Vitamina K: Saiba Tudo Sobre Ela

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é vitamina K?

A vitamina K é um nutriente que participa ativamente dos processos de coagulação no organismo. Além disso, ela também tem importância na saúde dos ossos e dentes, pois atua na fixação do cálcio nessas estruturas.

Fontes de vitamina K

As principais fontes de vitamina K são os alimentos de coloração verde escura, tais como brócolis, rúcula, couve e espinafre, por exemplo.

Além disso, a vitamina K também está presente em outros alimentos, como abacate, ovo e fígado.

Encontramos três tipos de vitamina K: K1, K2 e K3.

Nos alimentos como verduras e alimentos verde-escuros, encontramos a vitamina K1 (filoquinona), que participa da coagulação sanguínea.

Já a K2 (menaquinona) é produzida por bactérias da flora bacteriana e é esse subtipo que atua na saúde dos ossos. Ela é encontrada no leite e produtos fermentados.

Por último, a K3 (menadiona) é encontrada em suplementos, por ser produzida em laboratórios.

Ingestão diária

Uma alimentação variada e equilibrada é suficiente para que o organismo tenha a dose ideal recomendada de vitamina K.

Em geral, a quantidade de vitamina K recomendada depende da idade do indivíduo.

Em bebês, de recém-nascidos até 6 meses, a quantidade é de 2 mcg. Para bebês de 7 meses até um ano de idade, o ideal é 2,5 mcg dessa vitamina diariamente.

Já em crianças, a quantidade varia de 30 mcg (até 3 anos), 55 mcg (até 8 anos) e 60 mcg (até 12 anos). Adolescentes têm indicação de 75 mcg até 18 anos.

Por último, adultos têm indicação de 120 mcg de vitamina K diariamente.

Funções da vitamina K no organismo

Em geral, a vitamina K tem um papel essencial nos processos de coagulação. Assim, ela auxilia a controlar sangramentos e prevenir hemorragias.

Falando especificamente dessa função, a vitamina K atua na síntese hepática dos fatores de coagulação, como a protrombina.

Ela também atua na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos. Mas suas funções não se limitam somente a isso.

De fato, ela atua na fixação do cálcio, o que ajuda na prevenção da osteoporose.

Outra função importante é ajudar na regulação da glicose do sangue, visto que o pâncreas produzi insulina e contém o segundo mais alto teor de vitamina K no organismo.

Por último, a vitamina K também é um agente anti-inflamatório, que ajuda a reduzir os processos inflamatórios no organismo, pois reduz a liberação da interleucina-6, o qual é um agente inflamatório.

Em gestantes, ajuda a diminuir os enjoos, que podem surgir pela deficiência de vitamina K.

Consequências da deficiência

Quando um indivíduo apresenta baixa ingestão de vitamina K, caracterizando a deficiência, alguns sintomas surgem.

Dentre esses sintomas, estão o sangramento mais fácil, sobretudo do nariz, por exemplo.

Outros sangramentos, como de uma ferida na pele são difíceis de sangrar, quando há defici~encia dessa vitamina.

Além disso, ossos mais fragilizados também são consequência de deficiência de vitamina K.

Quando a suplementação é necessária?

Indivíduos que fazem algumas cirurgias têm indicação de prescrição de vitamina K. É o caso dos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, por exemplo.

Existem também outras situações clínicas nas quais a absorção de vitamina K encontra-se prejudicada. É o caso da Síndrome de Chron e também Síndrome do Intestino Irritável. Nesses casos, a suplementação pode ser recomendada pelo médico.

No caso de recém-nascidos com baixa quantidade de vitamina K e maior predisposição a sangramentos, recomenda-se uma injeção de vitamina K logo após o parto.

A suplementação deve ser somente feita quando há prescrição médica para tal, conforme avaliação do estado do paciente e presença de sinais/sintomas que indiquem a necessidade da suplementação.

Porém, o excesso de vitamina K também é prejudicial. Aumenta-se o risco de trombose com a suplementação excessiva dessa vitamina, visto que é pouco provável que haja excesso dessa vitamina apenas com a alimentação.

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Sair da versão mobile