O Que É Atendimento Pré-Hospitalar (APH) 

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O Que É Atendimento Pré-Hospitalar (APH) 

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) se refere ao atendimento feito ao paciente fora do ambiente hospitalar, em situação de urgência, podendo ser a grande diferença entre a vida e a morte do paciente. 

De fato, o APH fornece o primeiro atendimento no local onde ocorre a urgência.

É uma abordagem multidisciplinar, envolvendo o sistema de saúde, no qual um médico acionará ambulâncias com equipes básicas ou avançadas, estando ligados a outros locais de referência. 

No caso, o APH deve ser realizado por pessoas com formação e treinamento adequado, uma vez que atenderão pacientes com distúrbios clínicos (neurológicos, cardíacos, dentre outros), ou traumáticos (acidentes automobilísticos, quedas, agressões, por exemplo). 

Durante o APH, o paciente é inicialmente avaliado, estabilizado clinicamente e após um pré-diagnóstico, é encaminhado a um hospital de referência para seu tratamento. 

Regulamentação Do Atendimento Pré-Hospitalar

Urgência e emergência - O Que É Atendimento Pré-Hospitalar (APH) 

 

 Existe regulamentação a respeito do atendimento pré-hospitalar. 

O Ministério Da Saúde, em 05 de Novembro de 2002, com a Portaria 2048, aprovou a regulamentação técnica dos sistemas estaduais de Urgência e Emergência. 

Em 2003, foi criada a Portaria 1864/GM, que deu início à implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), ativado pelo número 192, que fornece suporte básico e avançado à vida em todo território nacional. 

Isso foi possível graças a parceria entre Ministério da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde. 

Finalmente, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) possui a Resolução 375/2011, na qual estabelece a presença do enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar e Inter- Hospitalar em situações de risco. 

De fato, o APH envolve o Corpo dos Bombeiros, SAMU, além de empresas particulares. 

Qual A Diferença Entre Atendimento Pré-Hospitalar e Primeiros Socorros?

Equipe de APH - O Que É Atendimento Pré-Hospitalar (APH)  

É importante estabelecer a diferença entre APH e primeiros socorros. 

O APH é caracterizado pela assistência adequada à vítima, aliado ao transporte adequado para uma unidade de pronto atendimento.

Quem pode prestar APH é quem está descrito na Portaria 2048 de 2002. 

Já os primeiros socorros são ações cujos objetivos são manter as funções vitais, evitando o agravamento do estado da vítima, caracterizando o atendimento inicial, que ocorre antes da chegada da equipe do APH. 

Como Funciona O APH? 

Tendo algumas características individuais, o APH funciona de modo coordenado e sob demanda, estando os profissionais capacitados e prontos para o atendimento às vítimas. 

Além disso, o APH possui as seguintes características: 

  • Serviço prestado 24 h por dia, durante os 7 dias da semana; 
  • Encaminha o paciente para a unidade de referência disponível, sem pré-consulta; 
  • Oferece orientação adequada; 
  • Há possibilidade de monitorar o paciente à distância, quando o acesso ao local é indisponível; 

Esse tipo de atendimento pode ser subdividido em dois tipos: unidades fixas e unidades móveis. 

Unidades Fixas

UPA - O Que É Atendimento Pré-Hospitalar (APH)  

As unidades fixas são compostas pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto atendimento, denominadas UPAs. 

Essas unidades oferecem assistência aos casos menos graves ou de baixa complexidade. São também denominadas unidades de atendimento primário. 

Atendimento Móvel 

O atendimento móvel está geralmente ligado a uma Central De Regulação De Urgência e possui duas subdivisões: atendimento móvel primário e nível secundário. 

O nível primário envolve oferecer apoio a um pedido de socorro de um cidadão.

Já o nível secundário atende pacientes que já passaram pelo atendimento primário e apresentam estabilidade no quadro de urgência, seguindo para atendimento de maior complexidade. 

Conclusão 

Tendo legislação específica nacional, o atendimento pré-hospitalar é aquele oferecido por profissionais treinados e qualificados a uma vítima, para posterior encaminhamento dessa vítima em casos de maior complexidade. 

Unidades móveis e equipes multidisciplinares estão envolvidas no atendimento pré-hospitalar, sendo um serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo diferenciado de primeiros socorros uma vez que é caracterizado pelo atendimento adequado e encaminhamento da vítima à unidade disponível, conforme a complexidade do caso. 

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