Choque neurogênico

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é choque neurogênico?

O choque é um estado clínico grave, que demanda ação de emergência, as quais se não forem feitas com rapidez, podem levar o indivíduo ao óbito. Existem tipos diferentes de choque, conforme suas causas e sintomas.

Dentre os diversos tipos de choque, quando há falha de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, perdendo o tônus e haja comprometimento do fornecimento de oxigênio para os órgãos, temos o choque neurogênico.

Clinicamente, temos um quadro clínico no qual o volume sanguíneo é deslocado anormalmente para tecidos periféricos, causando sintomas de hipotensão e hipoperfusão tissular, o qual necessita de atendimento imediato.

É fundamental saber as causas e sintomas do choque cardiogênico, bem como é feito seu diagnóstico e tratamento.

Causas do choque neurogênico

As principais causas do choque cardiogênico estão relacionadas a traumas na região da coluna, afetando a medula óssea.

Portanto, o choque cardiogênico pode ocorrer em função de um acidente de carro, por exemplo. Essa é a causa mais comum. Outros tipos de acidentes, como uma queda de escada, também pode provocar lesão na região da medula, levando a esse quadro clínico.

Mas, existem outras situações, as quais não envolvem acidentes, mas que podem levar a esse tipo de choque, tais como reação insulínica provocada pela baixa glicose no sangue.

Outra causa é lesão raquimedular, provocada por um tipo de anestesia.

Sintomas

Dentre os sintomas mais comuns do choque cardiogênico, temos como sintoma principal a rápida diminuição da pressão arterial, com diminuição do batimento cardíaco.

A temperatura corporal também cai, para valores abaixo de 35,5ºC.

Além disso, o paciente apresenta respiração rápida e superficial, pele fria e azulada, sensação de tonturas e desmaio, dor no peito e sudorese.

Também podem estar presentes sintomas como alteração do estado mental, ausência de resposta a estímulos e inconsciência.

A gravidade dos sintomas depende da causa, bem como do local exato onde o trauma ocorreu. De maneira geral, quando mais para cima da coluna for o trauma, pior é o prognóstico.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser realizado quanto antes e, muitas vezes, é confirmado na Unidade de Terapia Intensiva, onde o paciente deve ser submetido ao tratamento.

Assim, alguns protocolos de atendimento, tais como mensuração da oximetria de pulso, da pressão arterial, dos sinais vitais, como a mensuração do pulso e a verificação da temperatura corpórea, são essenciais para o correto diagnóstico.

É importante perceber que no choque neurogênico não há alteração no débito cardíaco, uma vez que tanto a bomba cardíaca quanto o volume de sangue estão preservados.

Tratamento

Sempre que houver suspeita de choque, o serviço de emergência deve ser chamado com rapidez.

Caso o paciente tenha sofrido alguma queda ou trauma, é importante não mexer no paciente, uma vez que a imobilização do paciente deve ser feita pela equipe médica do serviço de urgência.

Geralmente, o paciente, no caso de quedas, é imobilizado e encaminhado a um serviço de pronto atendimento. Com o paciente devidamente estabilizado, há o encaminhamento para a unidade de terapia intensiva, para o monitoramento mais próximo.

A finalidade do tratamento é conseguir restaurar a perfusão periférica e corrigir o desequilíbrio no consumo de oxigênio no organismo.

A pressão arterial deve ser regulada através de fluidos e também pela administração de epinefrina.

Lesões neurológicas podem ser remediadas através de corticoides.

De fato, o tipo e gravidade da lesão depende de como foi o trauma. Ou seja, o tratamento pode durar algumas semanas ou até meses, dependendo das sequelas.

Por último, sessões de fisioterapia podem ser necessárias para que o paciente possa recuperar os movimentos e a força muscular.

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *