Tempo de leitura: 6 minutos
Suporte de vida extracorpóreo – ECMO
O suporte de vida extracorpóreo é uma forma de manter a vida de um paciente adulto ou criança, na qual máquinas conseguem fazer a circulação e trocas gasosas do sangue. A sigla ECMO significa oxigenação por membrana extracorpórea e pode ser utilizada para manutenção da vida de um paciente.
Nesses casos, o sangue é drenado por um sistema vascular venoso e é impulsionado por uma bomba mecânica utilizando uma membrana de oxigenação para ser infundido de volta à circulação. Fora do corpo, a hemoglobina se torna saturada de oxigênio e o CO2 é removido.
A ECMO é um suporte, ou seja, não trata especificamente a causa do problema que levou o paciente a necessitar desse tipo de suporte. O tratamento das causas reais deve ser mantido e continuado, uma vez que a melhora do paciente também depende do tratamento da causa da patologia.
Existem algumas condições nas quais a ECMO pode ser utilizado.
Indicações de ECMO
Como toda ação de cuidado em âmbito hospitalar, o suporte de vida extracorpóreo
também tem suas indicações específicas pra ser oferecido ao paciente. De maneira geral, a indicação da utilização de ECMO é pra suporte cardíaco, suporte respiratório ou suporte cardiorrespiratório.
1 – ECMO para suporte cardíaco
Essa é a situação na qual o coração não consegue efetivamente bombear o sangue pra todo o organismo.
Em termos de indicações, qualquer situação clínica que leve ao choque cardiogênico, tais como infarto agudo do miocárdio, miocardite, dentre outras, pode ser indicativo pra ECMO.
A técnica correta pra ser instituída nesses casos é a técnica veno-arterial, na qual o
sangue retorna pro sistema arterial, fornecendo suporte hemodinâmico e suporte
ventilatório, sendo utilizados também em casos de falência cardíaca ou pós-operatório de cirurgias cardíacas.
Na técnica veno-arterial, existe tanto suporte circulatório quanto respiratório, com o circuito ECMO em paralelo a coração e pulmão.
O acesso é colocado pra extrair o sangue do átrio direito e devolvido ao organismo pela artéria femoral ou artérias carótidas ou aorta descendente.
Existe também uma outra técnica, chamada veno-venosa, na qual o sangue é retirado de uma veia central, passa pela membrana extracorpórea, onde é realizada a troca gasosa e retorna ao organismo por uma veia central.
Já na técnica veno-venosa, o paciente deve estar hemodinamicamente estável e dois acessos grandes de vasos venosos são feitos, geralmente no pescoço ou região inguinal. Alguns acessos utilizados são a veia femoral, veia jugular interna e próximo à veia cava inferior.
2 – ECMO pra suporte respiratório
Quando o pulmão não consegue realizar as trocas gasosas, mesmo tendo apoio de um respirador mecânico, como, por exemplo no caso de insuficiência respiratória aguda, ambas as técnicas (veno-venosa e veno-arterial) podem ser utilizadas.
Isso pode ser mantido até a melhora da condição do paciente, em virtude do tratamento das causas da insuficiência pulmonar, ou enquanto o paciente aguarda por um transplante de pulmão.
Contraindicações para ECMO
Existem algumas situações que contraindicam o uso da ECMO, sendo essas condições absolutas ou relativas.
Inviabilidade neurológica, como nos casos de morte cerebral;
Falência múltipla de órgãos;
Doença terminal preexistente;
Impossibilidade de usar anticoagulantes;
Infecção generalizada (sepse);
Idade muito avançada do paciente;
Impossibilidade de colocação de acessos adequados no paciente.
Quais São As Complicações Da ECMO?
Embora seja uma técnica segura e bem descrita na literatura e bastante usada na prática hospitalar, a utilização da ECMO está ligada à maior morbidade e mortalidade de pacientes.
Porém, é importante mencionar que essa maior taxa de mortalidade e morbidade em casos em que a ECMO foi utilizada pode estar ligada tanto à doença que originou a necessidade de se utilizar ECMO quanto a própria ECMO.
Em relação às diferentes técnicas, é sabido que a ECMO veno-venosa pra suporte pulmonar apresenta menos complicações do que a ECMO veno-arterial pra suporte circulatório.
Entre as complicações mais frequentes associadas à ECMO, a ocorrência de hemorragias é bastante frequente.
Por isso, a impossibilidade de usar tais medicações se constitui uma contraindicação pra ECMO.
Outro problema que pode ocorrer é a formação de trombos, embora seja pouco frequente.
Outra complicação é a ocorrência de coágulos e por isso, sistemas de ECMO com heparina vem sendo utilizados. Além disso, pode ocorrer falência renal durante o período em que a ECMO foi utilizada, com o paciente necessitando de diálise.
No caso da ECMO veno-arterial, a maior complicação é a descompressão do ventrículo esquerdo, o que pode gerar pressão na parede do coração e edema pulmonar.
Cuidados De Enfermagem
Os cuidados de enfermagem são a base da enfermagem e são atividades específicas realizadas durante os procedimentos do dia a dia.
Então, se gosta desse assunto e quer aprender mais, vou deixar na descrição do vídeo o link pra você conhecer o nosso e-book completo de Cuidados de Enfermagem.
A ECMO é considerada um procedimento de alta complexidade e por isso, necessita de atenção e vigilância constante da equipe responsável.
- Monitoramento dos sinais vitais do paciente;
- Verificar o equilíbrio hídrico e eletrolítico do paciente;
- Acompanhar o fluxo urinário do paciente;
- Observar como está a circulação periférica, verificando cor e temperatura nos membros;
- Checar se não há sinais evidentes de infecção presentes;
- Manter a boa qualidade dos curativos e dos acessos, verificando dobras e ausência de vazamentos;
- Coletar sangue pra exames quando necessário;
- Administrar as medicações necessárias;
- Manter o paciente aquecido com mantas ou cobertores;
- Deixar alarmes ligados pra aviso de qualquer alteração momentânea no estado do paciente.
É importante lembrar que o paciente com ECMO deve ser mantido na maca com a
cabeceira elevada em 30 graus e seja mantido repouso.
De fato, a equipe de os enfermagem são essenciais pra verificação das condições diárias dos pacientes com ECMO e são os profissionais responsáveis pelos cuidados contínuos quando esse tipo de cuidado é instituído.
Também é importante perceber que o paciente com ECMO necessita de cuidados constantes e o objetivo é melhorar sua condição, enquanto sua patologia é tratada ou se busca uma saída (no caso dos transplantes).
A enfermagem tem papel fundamental na verificação e manutenção das condições do paciente quando esse tipo de técnica é instituída.
E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.