Dente Do Siso: Cuidados, Mitos E Verdades

Tempo de leitura: 6 minutos

Dente Do Siso: Cuidados, Mitos E Verdades 

Veja também a nossa serie de artigos sobre: Os Cuidados de Enfermagem

O dente do siso é um dente molar, porém que costuma aparecer na cavidade bucal quando já estamos no final da adolescência ou idade adulta.

Existem quatro dentes do siso, sendo 2 na arcada superior e 2 na arcada inferior. É também chamado de “dente do juízo”. 

Ele é cercado de mitos, justamente por aparecer mais tarde na vida da pessoa, muitas pessoas acham que ele é um dente que pode trazer muitos problemas e que sua extração é sempre necessária, mas isso não é verdade. Informação é fundamental nesse momento. 

Saiba mais sobre o dente do siso e os cuidados que você deve ter com ele. Confira! 

Dente Do Siso Doendo: O Que Fazer? 

Exames de imagem dente siso - Dente Do Siso: Cuidados, Mitos E Verdades

Quando a pessoa sente dor no dente do siso, deve sempre procurar um profissional cirurgião-dentista. 

Isso porque uma avaliação é necessária para saber qual a razão do dente do siso doendo. 

O dente do siso (também chamado de terceiro molar) nem sempre tem espaço na cavidade bucal.

Isso porque ele aparece mais tardiamente na vida da pessoa, portanto os outros dentes já podem estar arranjados na cavidade bucal, sem espaço para um outro. 

Em alguns casos, quando o dente do siso não erupciona completamente na cavidade bucal, sua higienização pode tornar-se difícil, o que facilita o acúmulo de bactérias e restos de comida na região. 

Com isso, aumenta-se a chance de desenvolver lesões de cárie ou de inflamar uma pequena porção de gengiva que cobre a parte não erupcionada do dente.

Pra essa situação, que gera bastante dor, denomina-se pericoronarite. 

A pericoronarite é uma das principais razões para que o indivíduo procure seu cirurgião-dentista com siso doendo. 

Para alívio dos sintomas de pericoronarite, bochechos com água morna e sal podem ser realizado, até que o cirurgião-dentista avalie o caso.

Em casos de pericoronarite, a extração está indicada. 

A Extração Do Dente Do Siso É Sempre Necessária? 

Não, nem sempre é necessária a extração do dente do siso. 

pericoronite 2 - Dente Do Siso: Cuidados, Mitos E VerdadesCaso o dente do siso não apresente lesões de cárie extensas ou não seja um caso de periocoronarite, ou o dente do siso esteja erupcionado normalmente na cavidade bucal, não há razão para sua extração. 

As indicações de extração do dente do siso passam por dificuldade de higienização, grandes lesões de cárie, pericoronarite, dente do siso semierupcionado ou incluso e necessidade de maior espaço na cavidade bucal em virtude de tratamento ortodôntico ou protético. 

Como É Feita A Cirurgia De Extração De Dente Do Siso? 

Extração De Dente Do Siso - Dente Do Siso: Cuidados, Mitos E Verdades

A extração de dente do siso é uma extração dentária, porém pode ser mais extensa uma vez que o dente do siso pode estar incluso, havendo necessidade de abrir um retalho internamente para remoção de osso, até exposição do dente a ser extraído. 

Inicialmente, o cirurgião-dentista avaliará o caso, vendo a necessidade de extração.

Exames de imagem podem ser solicitados, por exemplo, em casos de dente do siso incluso, para saber qual é a relação do dente do siso com as estruturas adjacentes na cavidade bucal. 

Então, é preferencialmente feita quando o paciente está sem dor, ou seja, em alguns casos, o cirurgião-dentista prescreverá alguns medicamentos antes da cirurgia, para que o paciente saia do quadro agudo de dor e só realize a extração quando estiver melhor. 

No entanto, o tempo do procedimento pode variar muito, uma vez que dependerá do posicionamento dos dentes no momento da extração. 

Cuidados Com Pós-Operatório De Cirurgia De Extração De Dente Do Siso 

Cuidados Com Pós Operatório De Cirurgia De Extração De Dente Do Siso  - Dente Do Siso: Cuidados, Mitos E Verdades

Após a cirurgia de extração do dente do siso, alguns cuidados são importantes, para que o resultado seja o melhor possível. 

  • Faça uma alimentação leve, preferencialmente gelada, após a cirurgia (por exemplo, sorvete ou vitaminas geladas); 
  • Lembre-se que você ainda estará com a cavidade bucal anestesiada nas primeiras horas após a cirurgia, portanto evite mastigar do lado que a cirurgia foi feita. 
  • Nos demais dias após a cirurgia, sempre opte por alimentações igualmente leves, mais líquidas e pastosas, no máximo mornas, portanto nada de chás quentes, cafés ou fumar; 
  • Procure colocar gelo do lado de fora do rosto, lembrando sempre de passar um creme protetor no rosto, como um hidratante, por exemplo, para o gelo não “queimar” a pele; 
  • Descanse após a cirurgia e não pratique atividades físicas por pelo menos 2 dias; 
  • Higienize bem a região, seguindo as recomendações do cirurgião-dentista, utilizando uma escova macia e sem usar força; 
  • Caso haja sangramento, morda um pedaço de gaze ou algodão e aguarde o sangramento passar. Em caso de sangramento excessivo, que não passa, procure o cirurgião-dentista imediatamente; 
  • Tome as medicações prescritas pelo cirurgião-dentista no dia e horários indicados; 
  • Procure não apertar a região. Na hora de dormir, durma com a cabeça mais elevada e não coloque peso da cabeça nessa região do rosto; 
  • Retorne ao cirurgião-dentista para avaliação da área cirúrgica e retirada dos pontos em 7 dias. 

Mitos E Verdades Sobre O Dente Do Siso 

1 – Algumas pessoas não têm dente do siso – Verdade 

Algumas pessoas realmente não nascem com o gérmen do dente do siso.

Como ele é um dente que foi mais utilizado pelos ancestrais, com a evolução da espécie, a tendência é que cada dia menos pessoas tenham o gérmen do dente do siso. 

2 – O dente do siso “entorta” os demais dentes – Mito 

Um único dente, vindo do fundo da arcada dentária, não tem forças suficientes para entortar os demais dentes. 

Porem, o que entorta os dentes é não ter espaço suficiente na arcada do indivíduo e, nesse caso, há necessidade de um tratamento ortodôntico. 

3 – O Dente do siso precisa sempre ser extraído – Mito 

Há situações nas quais há indicação da extração do dente do siso, mas há pessoas que possuem os 4 dentes do siso na cavidade bucal, sem problemas. 

4 – Se a extração do dente do siso é feita, repouso é necessário após a extração – Verdade 

A extração do dente do siso é uma cirurgia, que pode ser feita em consultório odontológico. Sua duração varia, conforme a situação clínica apresentada. E como após toda cirurgia, repouso é necessário. 

Conclusão 

Terceiro molar, dente do juízo ou dente do siso é um dos dentes que podem ser extraídos em virtude de situações clínicas específicas, como também pode permanecer na cavidade bucal em oclusão normalmente. 

Cabe ao cirurgião-dentista fazer a avaliação da situação e indicar a melhor estratégia para cada caso. 

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *