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Habilidades de comunicação, como melhorar?
Em diversas ocasiões nos deparamos com conflitos no ambiente de trabalho gerados por divergências nas informações ou por uso de uma linguagem verbal e corporal ineficaz, por isso é tão importante melhorarmos as nossas habilidades de comunicação.
Você já passou por uma situação onde disse algo a alguém e ela entendeu algo completamente diferente, gerando uma situação desagradável devido a esse mal entendido?
“Para nos comunicar com clareza e eficiência, devemos entender que somos todos diferentes na maneira como percebemos o mundo e usamos esse entendimento como um guia para nossa comunicação com os outros.”
Tony Robbins, Poder sem Limites.
Em nosso cotidiano como profissionais da área de saúde lidamos diariamente com todo tipo de situações e de pessoas, por isso devemos desenvolver nossas habilidades de comunicação de maneira que nos ajude em como lidar com pessoas difíceis e circunstâncias desfavoráveis.
1- Entenda as diferenças
Em nosso ambiente de trabalho lidamos com toda a diversidade possível, pessoas das mais diferentes idades, etnias, culturas, crenças, opiniões e formação profissional.
Devemos desenvolver nossas habilidades de comunicação para que possamos nos comunicar de forma eficaz com nossos colegas de trabalho, líderes, liderados, médicos, enfermeiros, técnicos, pacientes e familiares.
Antes de mais nada, devemos estar atentos as diversidades, ajustando nossa linguagem e abordando o interlocutor de forma positiva e educada, buscando encontrar canais de cooperação buscando pontos de afinidade.
Adapte sua comunicação ao seu interlocutor de maneira que consiga ser amplamente compreendido e sempre mantenha-se confiante, pois esse comportamento passa confiança as pessoas.
2 – Comunicação e percepção
Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem.
Dessa forma, a percepção é muito afetada por fatores emocionais, assim como pelas diferenças pessoais, por isso devemos estar atentos ao estado de humor do nosso interlocutor, a fim de evitar que nossa mensagem seja distorcida ou mal compreendida.
Nesse caso devemos esperar um momento melhor ou então solicitar que outra pessoa que tenha um vínculo mais próximo sirva de mediador, porém devemos nos certificar que este por sua vez tenha compreendido perfeitamente a nossa mensagem.
3 – Ajuste a voz
Precisamos ter cuidado quanto ao volume e tom da nossa voz, pois podemos acabar dando uma interpretação errada durante nossa comunicação.
Em uma conversa direta, mantenha um volume mais baixo, se estiver falando a um grupo eleve o volume de maneira que todos possam escutar com clareza, mantenha a voz firme para passar confiança.
Para reter a atenção das pessoas module a velocidade e o tom de maneira apropriada, faça uso de pausas para se certificar que todos estão atentos e que estão entendendo com clareza.
4 – Atenção a linguagem corporal
A maneira como nos movimentamos e as nossas expressões faciais enquanto conversamos são responsáveis por grande parte da nossa comunicação, então nossa linguagem verbal deve ser condizente com nossa linguagem corporal.
Do mesmo modo, você deve ficar atento ao seus gestos, mantenha uma postura ereta ou ligeiramente inclinadas na direção do outro. Essa postura denota equilíbrio e interesse. Mantenha contato visual, inspire confiança e evite expressões que possam passar negatividade.
5 – Empatia
Empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.
Também a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras, dessa forma busque interesses e experiências em comum e torne isso a base dos seus relacionamentos no ambiente de trabalho.
Essa ligação cria um laço de respeito e credibilidade, gerando afinidade e ajudando a compreender melhor o outro, tornando assim a comunicação mais eficaz.
6 – Aprenda a ouvir
Um atributo essencial para melhorarmos nossas habilidades de comunicação e ser um bom ouvinte.
Escute de verdade, mantenha-se focado, faça contato visual, fique atento aos sinais visuais, como expressões faciais, gestos e movimentos corporais.
Caso não tenha compreendido algo, pergunte, peça que explique novamente os pontos mais importantes e se necessário tome nota.
7 – Seja preciso
Para desenvolver habilidade de comunicação eficiente e atingir o resultado esperado, quando for solicitar ajuda ou for designar uma tarefa a alguém é preciso passar instruções precisas.
Para isso você deve planejar e se necessário coloque suas ideias no papel, identificando os seguintes pontos:
- O quê: Estabeleça um resultado esperado e critérios de avaliação;
- Quem: Defina a quem será atribuído a tarefa;
- Quando: Estipule um prazo para conclusão do trabalho;
- Onde: Indique fontes de referências e a quem devem recorrer em casos de dúvidas e assistência;
- Por quê: Explique a importância da tarefa;
- Como: Descreva um passo a passo a ser adotado como procedimento.
Após o término da atividade dê um feedback ao colaborador, avalie o resultado, elogie os pontos positivos, busque maneiras de melhorar os pontos negativos e acima de tudo agradeça.
Todos nós devemos estar em busca constante de aperfeiçoamento, desenvolvimento pessoal e profissional e dessa forma nos tornamos profissionais de excelência na enfermagem.
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