Hérnia de hiato

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é hérnia de hiato?

Hérnia de hiato é uma condição clínica caracterizada pela passagem do estômago pelo hiato esofágico, encontrado no diafragma, o músculo responsável por separar o tórax do diafragma.

Assim, quando ocorre esse quadro clínico, uma parte do estômago sobe pelo hiato, ficando localizado no tórax, o que gera diversos sintomas.

Dessa forma, a localização correta do estômago, abaixo do diafragma, com a hérnia, não é respeitada. E isso, leva ao aparecimento de sintomas.

Tipos

Existem dois tipos de hérnia de hiato.

  • Por deslizamento (ou deslizante), o tipo mais comum, sendo mais frequente em idosos.
  • Paraesofágica: quando uma parte do estômago é empurrada para cima, situando-se ao lado do esôfago.

Causas

As causas da hérnia de hiato não foram completamente esclarecidas pela ciência. Mas há dois fatores que influenciam seu aparecimento: obesidade e excesso de atividades físicas, sobretudo com levantamento de pesos.

Sintomas

Muitas pessoas podem ter hérnia de hiato e não ter sintomas. Mas, outras pessoas apresentam sintomas, que são:

  • Azia e queimação no estômago;
  • Tosse seca;
  • Dificuldades para engolir;
  • Gosto amargo constante na boca;
  • Mau hálito;
  • Arrotos frequentes;
  • Náuseas e enjoos;
  • Falta de apetite;
  • Sensação de estômago pesado.

Assim, os sintomas para um quadro de hérnia de hiato são bastante similares aos sintomas de refluxo gastroesofágico. Portanto, é comum o diagnóstico de refluxo ser feito antes do de hérnia de hiato.

Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia de hiato nem sempre é fácil, visto que seus sintomas são comuns a outras alterações, como refluxo e gastrite, por exemplo.

Mas, é possível observar a presença da hérnia através de exames de imagem, tais como a ressonância magnética de abdômen superior, o qual detectará a presença da lesão.

Outra forma de diagnóstico é através da radiografia com deglutição de bário. Em uma radiografia torácica, por exemplo, o médico consegue enxergar a hérnia de hiato. Mas, em casos nos quais é difícil a visualização, a deglutição de bário antes da radiografia pode ajudar.

O bário delineia o esôfago e assim, torna-se fácil a visualização da hérnia de hiato em uma radiografia.

Tratamento

Para o tratamento de hérnia de hiato, é importante a adesão do paciente aos cuidados com alimentação e outros hábitos, para melhora dos sintomas.

Dessa forma, uma alimentação balanceada, sem tantas frituras, com restrição de consumo de bebidas alcoólicas pode ajudar bastante na redução dos sintomas.

Além disso, é importante optar por alimentação mais leve e não deitar após a alimentação, o que também contribui para diminuição dos sintomas.

Já em pacientes obesos, a perda de peso é indicada e isso pode contribuir na melhora do quadro.

Portanto, o tratamento clínico da hérnia de hiato consegue melhorar bastante os sintomas, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia de hérnia de hiato

Quando o tratamento sintomático não surte o efeito esperado e os sintomas ainda são bastante graves, a cirurgia de hérnia de hiato poderá ser indicada.

Para essa cirurgia, é necessária anestesia epidural e a cirurgia pode ser realizada por laparoscopia ou através de uma plataforma robótica.

Durante a cirurgia, o esôfago e o estômago são reposicionados, assim como é consertado o problema no diafragma. A recuperação dessa cirurgia leva em torno de 2 a 3 meses. Algum grau de disfagia pode ocorrer após a cirurgia.

Após a cirurgia, o paciente retorna à dieta lentamente, primeiro com dieta líquida em pequenas quantidades, depois em quantidade maior. A seguir, há evolução para dieta pastosa. Com a melhora do quadro e ausência de sintomas negativos, a dieta evolui para dieta sólida em alguns dias.

Em média, os pacientes levam um mês para se alimentar normalmente após a cirurgia.

Durante o pós-operatório, o paciente ficará internado em alguns dias, para só então ter alta hospitalar. É importante que o paciente consiga engolir e não engasgue. Além disso, é importante que não haja nenhum sinal de infecção, como febre, para o paciente ter alta.

Além disso, após a alta hospitalar, o paciente pode caminhar, mas deve evitar atividades físicas severas, sobretudo que envolvem levantamento de pesos. Os pontos externos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia.

Complicações pós-cirúrgicas incluem aumento da dor, inchaço abdominal, febre, tosse e dificuldade de engolir, por exemplo. Assim, esses são sinais de alerta para que o paciente retorne imediatamente ao hospital.

Prevenção dos sintomas de hérnia de hiato

Ao ter hérnia de hiato diagnosticada e deseja-se melhorar dos sintomas, sem optar pela cirurgia, algumas recomendações podem ajudar:

  • Perca peso;
  • Não fume;
  • Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas ou sucos cítricos, como o de laranja, por exemplo;
  • Evite o consumo de alimentos muito condimentados ou com muita gordura, de digestão mais difícil;
  • Evite ficar em longos períodos em jejum, alimentando-se adequadamente a cada 3 horas.

Dessa forma, os sintomas tendem a melhorar. Mas, essa melhora depende da aderência do paciente em mudanças no estilo de vida, que contribuem para a melhora dos sintomas.

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *