O Que É Parada Cardiorrespiratória? 

Tempo de leitura: 4 minutos

O Que É Parada Cardiorrespiratória? 

A parada cardiorrespiratória é o evento caracterizado pela interrupção da atividade mecânica do coração e da atividade respiratória.

Com a parada cardiorrespiratória, a circulação no organismo também é interrompida. 

Dessa forma, esse é um dos eventos mais graves, em termos de saúde do paciente, devendo o diagnóstico e tratamento ser instituído de forma extremamente rápida. 

Sinais De Parada Cardiorrespiratória

O Que É Parada Cardiorrespiratória - O Que É Parada Cardiorrespiratória? 

  • Interrupção dos batimentos cardíacos de forma súbita; 
  • Interrupção da respiração; 
  • Cianose (coloração azulada de pele e mucosas); 
  • Perda da consciência. 

É importante lembrar que o cérebro humano necessita de constante circulação sanguínea e oxigenação, não devendo ficar mais do que 5 minutos sem oxigênio.

Com a parada cardiorrespiratória, os demais órgãos começam a entrar em colapso e, sobretudo o cérebro, o que pode levar à morte cerebral em pouco tempo. 

Se isso ocorre, poderão haver sequelas irreversíveis da parada cardiorrespiratória.

Inclusive, a chance de sobreviver após uma parada cardiorrespiratória após cada minuto é de 7% a 10%, tamanho a gravidade da situação. 

De fato, a taxa de mortalidade da parada cardiorrespiratória já foi de 90%, mas atualmente, em virtude de maior conhecimento e atendimentos mais rápidos, essa taxa fica em torno de 30%, mas somente metade desses casos não apresenta nenhuma sequela neurológica. 

Quando o paciente está hospitalizado e sofre parada cardiorrespiratória, previamente, há uma piora do quadro e assim que é identificada a parada cardiorrespiratória pela equipe, devem se iniciar manobras. 

Causas 

As principais causas de uma parada cardiorrespiratória estão ligadas à doenças coronarianas preexistentes, que podem levar a um infarto agudo do miocárdio, por exemplo. Mas existem outras causas, como a hipoglicemia severa em pacientes diabéticos

Além dessas causas, podemos citar outras, tais como: 

  • Hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo, em casos de acidentes traumáticos, por exemplo); 
  • Hipotermia (quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35o C); 
  • Embolia pulmonar
  • Pneumotórax; 
  • Hipo ou hipercalemia (baixa ou alta concentração de potássio no sangue. Os valores normais de potássio no sangue são entre 3,5 e 5,0 mEq/L);  

O Que Fazer Frente A Uma Parada Cardiorrespiratória? 

SAMU 1 - O Que É Parada Cardiorrespiratória? 

Uma vez que você estiver perto de uma pessoa e ela subitamente desmaia e você já não percebe movimentação do tórax (ausência de respiração) e não consegue perceber pulso no paciente (interrupção dos batimentos cardíacos), você pode considerar que esse é um caso de parada cardiorrespiratória. 

Assim, o tratamento deve ser imediato. 

Solicite apoio médico especializado, chamando, por exemplo, o SAMU (192) ou peça para alguém fazer isso imediatamente.

O apoio médico rápido e especializado pode ser a diferença entre a vida e a morte. 

Inicie manobras de reanimação ou ressuscitação cardiovascular (RCP), caso você saiba, o mais rápido possível.

As manobras de RCP têm como objetivo restabelecer o funcionamento de coração e pulmão, para que o cérebro continue sendo oxigenado. 

É importante que essas manobras sejam feitas de maneira adequada e ritmada, usando a força necessária. Lembre-se que as manobras de RCP incluem compressões de 100 a 120 por minuto, portanto, se você cansar, peça para alguém continuar com as manobras até o socorro especializado chegar. 

As manobras de RCP constituem os primeiros socorros e são fundamentais para que o paciente tenha maior chance de sobrevida após uma parada cardiorrespiratória e não fique com sequelas. 

Tratamento De Pacientes Com Parada Cardiorrespiratória 

Parada cardiorrespiratória - O Que É Parada Cardiorrespiratória? 

O tratamento do paciente em caso de parada cardiorrespiratória depende da gravidade do caso, mas geralmente segue algumas ações, dentre elas: 

  • Acesso às vias aéreas, garantindo ventilação adequada; 
  • Manobras de RCP, com compressões torácicas regulares, com 100 a 120 compressões por minuto; 
  • Utilização do desfibrilador; 
  • Utilização de fármacos, como a vasopressina, por exemplo; 
  • Identificação da causa da parada. 

Conclusão 

A parada cardiorrespiratória é um evento grave, que necessita de intervenção imediata, tanto de primeiros socorros, quanto de equipe médica especializada, para que o paciente consiga ter sobrevida sem sequelas. 

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Para complementar seus estudos assista a nossa aula completa clicando no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *