Febre Amarela

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus denominado Flavivirus, comum na América do Sul e África.

O agente transmissor do vírus da febre amarela em áreas urbanas é o mosquito principalmente do gênero Aedes, sobretudo o Aedes aegypti, agente transmissor de outras doenças conhecidas: Zika, Chikungunya e Dengue.

Mas a doença, sobretudo em áreas de mata selvagem é também transmitida por outros mosquitos, de outros gêneros. Dessa forma, podem ocorrer diferentes ciclos de transmissão do mosquito.

Ciclos de transmissão da febre amarela

Conforme a região que é o habitat do mosquito, temos o desenvolvimento de três ciclos de transmissão da febre amarela.

Silvestre

Ocorre geralmente em matas ou florestas tropicais, nas quais vivem macacos. Os macacos são picados por mosquitos selvagens, transmissores do vírus da febre amarela. Esses mosquitos são geralmente do gênero Haemagogus e Sabethes

É importante saber que os macacos não transmitem a febre amarela silvestre para humanos. Geralmente, os humanos que vão até às áreas de floresta tropical acabam sendo picados pelos mosquitos, que transmitem a doença.

Inclusive, o surgimento de macacos mortos por febre amarela serve de alerta para a população daquela região, que há mosquitos transmissores da febre amarela na região, portanto, os cuidados devem ser redobrados.

Intermediária

Nesse caso, sendo mais comum na região da África, mosquitos semidomésticos picam tanto macacos, quanto pessoas.

Febre amarela urbana

Na febre amarela urbana, pessoas infectadas introduzem o vírus em uma região com mosquitos e também com muitas pessoas, as quias não possuem proteção contra a doença, devido à falta de vacinação.

Mais uma vez, é importante ressaltar que uma pessoa não infecta outra pessoa, bem como a febre amarela não é transmitida por macacos. É imprescindível o combate aos mosquitos, sendo os vetores transmissores do vírus causador da febre amarela.

Causas

O vírus Flavirus é o agente causal da febre amarela. Esse vírus é transmitido por mosquitos do gênero Aedes, dentre os quais o Aedes aegypti é o mais comum.

A picada de um mosquito contaminado pelo vírus causador da febre amarela é o que faz uma pessoa ou macaco se contaminar com a doença.

Sintomas

Nem todas as pessoas que se infectam com o vírus terão sintomas graves. De fato, a forma mais grave da doença é rara.

Os primeiros sintomas ocorrem de forma repentina após a infecção com o vírus e são: calafrios, mal-estar, fraqueza, febre alta, náuseas e vômitos.

Quando há a forma mais grave da doença, após 2 dias sem sintomas, eles aparecem de maneira bastante aguda, incluindo icterícia (olhos e pele amarelados), falência hepática, renal e hemorragias.

Assim, o quadro é bastante grave, podendo levar ao óbito entre 7 a 10 dias. Nessa forma grave, de 20% a 50% dos pacientes evolui para óbito.

Por outro lado, a maioria se recupera bem e após a infecção, adquire imunidade contra a doença, não desenvolvendo a doença novamente.

Diagnóstico

Para o diagnóstico de febre amarela é basicamente clínico, sempre focando nos sintomas e sinais clínicos do paciente.

Também existem teste sanguíneos para verificação da existência de anticorpos contra a doença, que demoram até 14 dias para ficarem prontos. Para isso, é necessária coleta de sangue para o exame laboratorial, o qual deve ser feito a partir do 5o dia com sintomas.

Pode-se também realizar o isolamento do vírus em cultura, após a coleta de sangue.

Outro fator importante é sempre questionar, mediante os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, se a pessoa viajou recentemente para áreas endêmicas.

Como os sintomas da febre amarela são bastante semelhantes à própria dengue e também à leptospirose, é sempre importante verificar se o paciente não esteve em áreas endêmicas, para a suspeita de febre amarela, bem como fazer os exames sorológicos para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Não existe, até o momento, nenhum medicamento específico para o tratamento da febre amarela. Assim, o tratamento do paciente baseia-se em evitar a desidratação e cuidados para prevenir a falência renal e hepática.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir a febre amarela é através da vacinação, específica no combate à doença.

Em relação à vacina contra febre amarela, trata-se de uma vacina segura, de dose única, a qual fornece proteção durante toda a vida do indivíduo.

Outra forma de evitar a transmissão em larga escala da doença, ou seja, para prevenir que uma região torne-se endêmica, em associação à vacinação, é o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para o combate do mosquito Aedes aegypti, é necessário combater água parada e limpa, local onde o mosquito deposita suas larvas para reprodução.

Assim, recipientes como pneus, latas, pratos e demais objetos são perfeitos para que água da chuva se acumule e o mosquito consiga se reproduzir. Daí a importância de eliminar esses objetos destampados localizados em regiões expostas à chuva.

E se você está em busca de mais informação e conhecimento inscreva-se em nosso canal do Youtube onde estamos semanalmente publicando conteúdos de qualidade para auxiliar na formação e desenvolvimento da sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *